Olá Motolovers!

As dicas que temos hoje são essenciais para você que sonha em adquirir sua primeira moto. Hoje vamos falar sobre como dirigir uma moto de maneira controlada e segura.

Todos concordamos que motocicletas são práticas e permitem que você seja bem mais ágil no trânsito. Com uma moto, você cumpre seus compromissos com muito mais facilidade. Em comparação com um carro comum, uma moto, sem dúvida, te dá mais agilidade.

No entanto, a grande barreira que impede muitos de adquirirem sua primeira moto é o medo de dirigir e principalmente, os riscos que o motoqueiro enfrenta no trânsito. Mas seguindo a orientação correta à risca (junto com as dicas desse post… 😉 ) é possível sim vencer o medo de dirigir e prevenir acidentes.

Abaixo, confira um curto passo a passo que preparamos para você saber como dirigir moto da forma correta (ou da melhor forma possível). Mas atenção, essas dicas são complementos para você aprimorar sua forma de pilotar. Não substitui as aulas essenciais de direção. Vamos as dicas:

#1) Obtenha o equipamento certo

Antes mesmo de querer saber como dirigir moto, para que você seja um bom condutor deve possuir alguns equipamentos essenciais.

O mais importante de todos é o capacete, pois pode proteger a sua cabeça de lesões sérias em uma queda. Para garantir a sua eficácia, o capacete deve se encaixar bem, mantendo livre o seu campo de visão.

Outro equipamento essencial é uma jaqueta, que pode proteger o seu tronco em um acidente. Jaquetas de boa qualidade são fabricadas com pontos de absorção de impacto em lugares estratégicos, como nos ombros, cotovelo e costas.

Se puder, garanta também botas de motoqueiro, luvas, calças e outros equipamentos do tipo que possam lhe trazer mais segurança e conforto durante a pilotagem. Conforto ao pilotar também garante um trajeto mais tranquilo e seguro. Estamos falando muito mais do que roupas ou acessórios especiais para pilotar, estamos falando de prudência.

#2) Familiarize-se com os controles básicos

As vezes é preciso ser muito ágil e pensar rapidamente. Um bom motociclista precisa entender bem os mecanismos da moto, a dinâmica de dirigir uma moto bem como os reais perigos durante um trajeto. Em alguns momentos esse conhecimento é fundamental para te dar maior controle de evitar qualquer acidente.

A alavanca da embreagem de mão está normalmente localizada no guidão esquerdo e é usada para desacoplar a força da roda traseira ao trocar as marchas. O câmbio das marchas é normalmente localizado no pé esquerdo e é usado para mover uma marcha para cima ou para baixo enquanto você puxa a alavanca da embreagem.

Em resumo, como regra geral, o lado esquerdo da sua motocicleta controla as marchas, enquanto que o lado direito controla a aceleração e a frenagem. É o básico! Lembre-se disso!

#3) Suba na moto da maneira certa

Se você quiser saber como andar de moto da forma certa, é muito importante saber que a forma correta de subir em uma moto é pelo lado esquerdo. Pegue o guidão do lado esquerdo e depois passe a perna direita sobre o assento. Plante seus pés firmemente no chão enquanto segura o guidão.

A melhor maneira de saber como uma moto opera é sentar nela e avaliar (a princípio de forma simples) algumas funções e controles da moto. É interessante fazer isso antes mesmo de ligá-la. Descubra como você se encaixa na motocicleta. Segure o guidão, a alavanca da embreagem e a alavanca do freio. Certifique-se de que você pode alcançar esses controles de forma confortável.

Seus braços devem ter uma ligeira flexão no cotovelo ao segurar o guidão. Os interruptores devem estar ao alcance de seus dedos. Certifique-se de que você pode facilmente plantar seus pés no chão e tenha uma ideia clara do peso da moto.

#4) Pratique a sua condução em um lugar seguro

Como você é iniciante, sempre que puder, tire um fim de semana para dirigir a sua moto. Busque uma área tranquila (longe do tráfego de carros e pessoas) onde possa praticar algumas manobras.  É muito importante que, nesse início, um motociclista experiente esteja com você.

Bom, não podemos deixar de lembrar, nada substitui um curso em uma autoescola. Ela vai te oferecer esses e outros conhecimentos essenciais para que você dirija sua moto da forma certa e fazer parte de um trânsito mais seguro.

Agora é com você!

Conte-nos nos comentários abaixo, qual é sua maior dúvida para dirigir uma moto. Ficaremos felizes em colaborar com seu aprendizado. Se estiver procurando uma moto seminova de alta qualidade para você não deixe de falar com nossa equipe.

Grande abraço!
Equipe KM Motos.